Fotos: Nathália Schneider (Diário)
Nesta sexta-feira (25), a 3ª Divisão de Exército (3ª DE) realizou uma solenidade no 4º Batalhão Logístico, no Bairro Boi Morto, alusivo ao Dia do Soldado. A cerimônia teve por objetivo valorizar a profissão militar, cultuar a memória de Duque de Caxias, patrono do Exército Brasileiro, e fazer referência ao Bicentenário da Independência. A atividade foi presidida pelo general de Divisão Paulo Roberto Rodrigues Pimentel, comandante da 3ª DE, que, em seu discurso, valorizou o simbolismo da data e a importância que Duque de Caxias teve na história do Exército Brasileiro.
— Duque de Caxias forjou o caráter do Exército Brasileiro, com trabalho ético, princípios morais e guiado sempre pelo espirito de servir à Pátria. Assim, nesta data, temos uma instituição que carrega a responsabilidade de defender um país, então que sejamos como Duque de Caxias, forjados na legalidade, pacificadores e férreos defensores da Pátria. Viva o Duque de Caxias, Viva o Brasil!
+ Receba as principais notícias de Santa Maria e região no seu WhatsApp
Estiveram presentes autoridades civis e militares, além de representantes de tropas de todas as Organizações Militares da Guarnição Federal de Santa Maria. Entre os convidados, o ex-combatente da Força Expedicionária Brasileira (FEB), Taltíbio de Mello Custódio, de 102 anos. O “pracinha”, que esteve presente na 2ª Guerra Mundial, recebeu as honras militares e valorizou a celebração do Dia do Soldado.
— O que eu gostaria era de estar junto com meus colegas de farda, isso não é mais possível. Mas eu gostaria de ser sempre soldado — diz o ex-combatente.
Além da apresentação da tropa, a cerimônia contou com a leitura alusiva à ordem do dia, feita pelo general Pimentel, e foi realizada a entrega da Medalha Exército Brasileiro, agraciada a mais de 50 autoridades civis e militares presentes. Logo após as homenagens, ocorreu o desfile militar.
Medalha Exército Brasileiro
Foi instituída pela Portaria nº. 219, de 14 de março de 2016, e alterada pela Portaria nº. 1570, de 13 de novembro de 2017. Destina-se a distinguir cidadãos e instituições civis, brasileiras, ou estrangeiras, integrantes da Marinha do Brasil, da Força Aérea Brasileira e das Forças Auxiliares que tenham praticado ação destacada ou serviço relevante em prol do interesse e do bom nome do Exército Brasileiro.
Patrono do Exército Brasileiro
No dia 25 de agosto, comemora-se o Dia do Soldado em homenagem ao nascimento do Duque de Caxias – soldado símbolo da Pátria – ocorrido em 1803.
O marechal Luís Alves de Lima e Silva, patrono do Exército, simboliza o ideal do perfil dos militares do Exército Brasileiro e da carreira, caracterizada pelas seguintes peculiaridades: hierarquia e disciplina; dedicação exclusiva ao trabalho; riscos inerentes à profissão; disposição permanente; mobilidade nacional e internacional; exigências físicas, mentais e psicológicas; formação específica; aperfeiçoamento e treinamento constantes.